perfil tipico de um hacker

Este profile reflete os comentários detalhados de uma "pesquisa" feita com mais de uma centena de correspondentes de USENET. 

Hackers usualmente não imitam uns aos outros. Por uma razão qualquer, o modo de agir acaba ficando idêntico, como se todos fossem geneticamente iguais ou criados num mesmo ambiente. 

Aparência Geral:
Inteligente. Escrutinador. Intenso. Abstraído. Surpreendentemente para uma profissão que é sedentária, a maioria dos hackers tende a ser magra; ambos os extremos são mais comuns que em qualquer outro lugar. Bronzeados são raros. 

Forma de vestir:
Casual, vagamente pós-hippie; camiseta, jeans, tênis, sandálias ou pés descalços. Cabelo comprido, barbas e bigodes são comuns. Alta incidência de camisetas com 'slogans' (tipo vá ao teatro mas não me chame, etc.). Uma minoria substância prefere roupas 'de camping' - coturnos, jaquetas militares e etcs. Hackers vestem para conforto, funcionalidade e problemas mínimos de manutenção ao invés de aparência. Eles tem um índice de tolerância baixo a jaquetas e outras roupas de "negócios"; é até comum eles largarem um emprego ao invés de se conformar com uma roupa formal. Hackers do sexo feminino tendem a não usar maquiagem visível, isto é, a maioria.

Hábitos de leitura:
Usualmente com grandes quantidades de ciência e ficção científica. Qualquer coisa como 'American Scientific', 'Super Interessante', etc.. Hackers normalmente têm uma capacidade de leitura de coisas tão diferentes que impressiona gente de vários gêneros. Têm porém a tendência a não comentar muito isso. Muitos hackers gastam lendo o que outros gastam assistindo TV e sempre mantêm estantes e estantes de livros selecionados em casa. 

Outros interesses:
Alguns hobbies são bastante partilhados e reconhecidos como tendo a ver com cultura: ficção cientifica, música, medievalismo (na forma ativa praticada por grupos que se isolam da sociedade e organizações similares) xadrez, gamão, jogos de guerra e jogos intelectuais de todos os tipos (RPG eram muito difundidos até virarem cultura popular e explorados pela massa). Alguns até são lingüistas ou fazem teatro. 

Atividade física ou esportes:
Muitos não seguem nenhum esporte e são anti-exercício. Aqueles que fazem, não curtem bancar o espectador. Esporte seria algo que se faz, não algo que se vê os outros fazerem. Também evitam esportes de grupo como se fossem a peste, com possível exceção de voleibol. Os esportes dessa raça são quase sempre que envolvem competição individual e auto-superação, envolvendo concentração, artes marciais, ciclismo, corrida de automóveis, paraquedismo, tiro ao alvo, skate, patinação (em rodas e no gelo). Enfim, adoram esportes considerados radicais.

Educação:
Quase todos os hackers acima da adolescência são portadores de diploma ou educados até um nível equivalente. O hacker que aprendeu sozinho é sempre considerado (pelo menos para os outros hackers) como mais motivado, e pode ser mais respeitado que o seu equivalente com o canudo. As áreas incluem (além da óbvia ciência de computação e engenharia elétrica) física, matemática, lingüística e filosofia. 

Religião:
Agnóstica. Ateísta. Judeu não praticante. Neo-pagão. Mais comum, três ou quatro desses aspectos combinados. Crentes são raros mas não desconhecidos.